terça-feira, 21 de junho de 2011

A Lenda

Com um dia de lançamentos fracos, resolvi falar de um dos meus filmes favoritos, A Lenda. Não sei se vocês sabem, mas existem basicamente 4 versões diferentes desse filme. Assim como Blade Runner também do diretor Ridley Scott tem várias versões, a Lenda segue o mesmo trajeto. O único problema é que as várias versões não estão disponíveis nesse novo lançamento em BD.
Bem, eu tive a edição nacional, e também a ultimate edition (dupla) em DVD.
Existem basicamente 3 versões do filme. A chamada versão européia ou versão internacional (que é a nossa versão brasileira e também a versão exibida na TV no Brasil), e versão do diretor e a versão de cinema americana. Aparentemente existe uma 4º versão do filme, que mistura um pouco da versão internacional com a versão de cinema americana. Basicamente existem duas trilhas sonoras para essas versões um de Jerry Goldsmith e outra do grupo Tangerine Dream. Eu particularmente gosto das duas, e por isso ter todas as versões do filme. A tal 4ª versão é uma versão da TV americana que nunca foi lançada, mas não existe nada inédito nessa versão, apenas uma alteração em 2 ou 3 cenas.
Bem, de qualquer forma, as diferenças entre as 3 versões é muito grande e por isso quem gosta do filme, precisa assistir as 3 versões uma depois da outra e descobrir se tem uma versão preferida ou se gosta das 3 assim como eu.
Eu cresci assistindo a versão européia que é a mesma da TV. A dublagem de Globo é muito boa, mas infelizmente ficou fora da edição do DVD nacional. Uma pena, pois é exatamente a mesma versão lançada aqui.
Pois bem, o lançamento em BD do filme contém as mesmas versões da edição dupla chamada Ultimate, mas deixou alguns extras de fora e portanto a versão européia (a nossa) não está presente no BD. Sendo assim, se você ainda tem o seu DVD nacional, não se desfaça dele, pois só assim você terá todas as versões lançadas.
Tem um site bastante legal mostrando em detalhes as diferenças das edições. Só que em inglês.
CLIQUE AQUI

Se você nunca assistiu o filme, é um excelente filme de uma dos meus diretores favoritos Ridley Scott.
Quando eu vi a capa do BD eu fui enganado com a frase na capa "Director's cut and Theatrical VERSIONS". Me parecia que se referia as duas versões de cinema, mas na verdade, o versions está no plural se referindo as versões de diretor e de cinema americano apenas.

 Essa é a capa do DVD nacional que contém a versão européia (a nossa brasileira). Esse DVD não tem dublagem.

Essa é a capa da versão Ultimate (diretor´s cut and theatrical version) em DVD. O DVD é duplo, não contém dublagens nem legendas em PT-BR. A diferença desse DVD com o BD são alguns extras que ficaram de fora.
 Essa é a capa do BD. Esse não tem PT-BR nem audio e nem legendas. O preço ainda está salgado para um filme antigo, então, assim que ele entrar em promoção, entra na minha coleção.


Bem, é isso por hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário