domingo, 25 de março de 2012

Edição Definitiva

Olá.
Com a chegada do Blu-ray, eu acredito que muita gente chegou a pensar que iria ter então suas edições definitivas de seus filmes favoritos. Muita gente enchia o peito na época e dizia que nenhum estúdio faria com que eles comprassem as mesmas edições que possuiam em DVD em BD outra vez.
Após a vitória do BD sobre o formato HD-DVD, muita coisa aconteceu e pelo visto, as queridas edições definitivas então longe de serem definitivas. Os principais motivos que fariam você comprar o filme em Blu-ray ou manter sua edição em DVD, enfim, o que fazer...
1º) Se você compra os filmes por causa de dublagem. Dublagem clássica (conhecida como a dublagem mais famosa no período da TV) foi uma das grandes vantagens de várias edições em BD sobre suas edições em DVD. Muito filme lançado em DVD apenas legendado, recebe agora a versão com dublagem, seja ela clássica ou não, sendo assim, é mais vantajoso a edição em BD, pois além da melhor qualidade de imagem, te proporciona agora também ter a dublagem do filme que você sempre gostou. Agora muita coisa também sai sem dublagem, nesse caso, se o DVD tiver a dublagem, pode-se manter o disco de DVD.
2º) Material extra. Em várias edições, os Bonus ou extras estão presentes de forma idêntica nos dois formatos, sendo assim, vale a pena a troca do DVD pelo BD pois há o ganho na qualidade de audio e video. Algumas edições em BD contém alguns extras inéditos, mas mantém todos os extras do DVD, sendo assim, a escolha pelo BD também segue pelo mesmo motivo anterior. Alguns BDs deixam extras antes existentes no DVD de fora da edição do BD e nesse caso, o melhor é guardar o DVD pelos extras anteriores.
3º) Embalagens e gift sets. Se o seu DVD veio em uma capa Amaray simples, e agora a edição em BD vem em Digibook, Steelbook, Ironpack ou um gift set, talvez seja a hora de dar um upgrade na sua edição do filme.Vários filmes saem em diferentes formatos de capas, estojos, etc, nesse caso, qual comprar? Muita gente possui a mesma edição do filme em pelo menos 3 ou mais embalagens diferentes, ou edições diferentes lançado em diversas partes do mundo.

Meus critérios para coleção são:
- Eu gosto de dublagem clássica e legendas PT-BR, mas nunca deixaria de comprar uma edição pela falta destes. Mas sempre que possível procuro filmes com essas opções.
- Para mim, o conteúdo é mais importante do que a embalagem (parece uma frase clichê), mas essa é minha coleção, prefiro um filme que gosto em uma embalagem simples, do que um filme que odeio em uma super embalagem.
- Colecionar DVD ou BD ou qualquer outra coisa é ou pode se tornar um vício e por isso o auto-controle é muito importante. Já gastei muito dinheiro com filme e continuo gastando, mas agora sou bem mais seletivo, e minha coleção é muito mais a minha cara, com titulos que gosto e acho que vale a pena ter na prateleira.
- Para mim, a compra ideal é aquela daquele filme que você tanto espera ser lançado, aí você vai na loja, compra, traz para casa, abre a embalagem, coloca no aparelho e assiste, curte o conteúdo e depois coloca na prateleira esperando uma nova oportunidade para ser revisto.

O mais importante é descobrir o que é importante para você, escolher seus filmes preferidos, escolher quais você manterá na estante e o que apenas em DVD é o bastante para você.

até depois

Nenhum comentário:

Postar um comentário